Reproduzimos abaixo matéria do portal espanhol Servir al Pueblo acerca das manifestações populares após as enchentes na Espanha que deixaram mais de 200 pessoas mortas.
Dezenas e dezenas de milhares de pessoas mobilizaram-se no dia 9 de novembro para denunciar a gestão assassina e criminosa do Estado imperialista face ao DANA [como ficou conhecido localmente o fenômeno climático que gerou as tempestades no sul da Espanha] que devastou as cidades da Horta Sul. De acordo com fontes oficiais do Estado, o número de pessoas que participaram na manifestação foi de 130.000, mas é provável que seja muito mais. Já das aldeias do sul, vieram colunas de pessoas para a manifestação.
A polícia encarregou-se de defender as portas da Câmara Municipal e do Palácio de la Generalitat. Segundo fontes policiais – confirmadas pelos meios de comunicação social “El Salto Diario” e pela Agência EFE -, há cerca de 31 polícias feridos e pelo menos quatro detidos. Servir al Pueblo solidariza-se com os detidos e apela a ações para a sua libertação.
Na manifestação foram vistas bandeiras da Liga Comunista Internacional (LCI) e da Liga Anti-imperialista (LAI).