Vários feridos em base do EUA no Iraque atingida por grupo resistente

Patriotas deixaram cinco feridos e causaram danos materiais à base. Foto: Iran Wire/Reprodução

Vários feridos em base do EUA no Iraque atingida por grupo resistente

Funcionários de uma base militar do Estados Unidos (EUA) no Iraque ficaram feridos por um ataque com foguetes Katyusha feito por um grupo patriótico do país árabe no dia 5 de agosto. Os disparos foram assumidos pela Resistência Islâmica no Iraque, que afirmou que vai continuar com os ataques “até que o último soldado americano deixe o Iraque”.

Dados da agência Reuters apontam que pelo menos cinco pessoas ficaram feridas. Já órgãos de Defesa do EUA afirmaram que os soldados estão contando os feridos e os danos na base aérea de Al-Asad, oeste do país.

Os ataques ocorrem em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio após o assassinato de Ismail Haniyeh, chefe do birô político do Hamas, no Irã, por um ataque israelense descrito como uma “traiçoeira operação sionista” pelo grupo palestino. 

Há várias justificativas para o ataque. Os grupos lutam contra a ocupação imperialista do Estados Unidos no Iraque, mantida sob a aparência de uma “coalizão” de “assistência” ao país. Além disso, desde outubro do ano passado, os patriotas do Iraque passaram a atacar as bases em solidariedade à Resistência Nacional Palestina. 

Os ataques sofreram um hiato no final de janeiro, depois que os iraquianos deixaram três soldados ianques mortos e 40 feridos em um ataque na Jordânia e, depois, se recolheram para resistir às retaliações do imperialismo ianque. 

A retomada das ações no novo momento da guerra regionalizada aponta para o aumento das ações das guerrilhas camponesas anti-imperialistas na região; sobretudo com o aumento do apoio político e militar dado pelo Irã para responder, de forma extra-oficial, ao ataque sionista em solo persa.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: