Venezuela: Secretário de Estado ianque sugere golpe militar

Venezuela: Secretário de Estado ianque sugere golpe militar

Rex Tillerson, secretário de Estado do governo arquirreacionário de Donald Trump, sugeriu que um golpe militar poderia dar fim ao governo semicolonial de Nicolás Maduro. Ele afirmou isso em evento na Universidade do Texas, no dia 01/02.

“Na história da Venezuela, como na história de outros países da América Latina, muitas vezes são os militares que lidam com isso [crise institucional]”, disse o ianque, ao ser questionado no evento. “Quando as coisas estão tão más assim, quando a liderança militar entende que ele [governo] não pode mais servir aos cidadãos, eles tentam uma transição pacífica. Se isso acontecerá ou não, eu não sei.”, sugeriu.

Com isto, o secretário de Estado põe na mesa a posição de mobilizar uma intervenção militar utilizando-se de forças internas para reestabelecer seu pleno domínio e influência em sua semicolônia e barrar o avanço desta à zona de influência russa.

No ano passado, por ocasião a convocação da Assembleia Constituinte, os ianques já haviam expressado abertamente que consideram a via de um golpe militar.

Rex Tillerson, secretário de Estado ianque, fez sugestão no início de fevereiro

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: