MA: Comunidade Vila União denuncia saneamento básico precário

Saneamento básico é tão precário que água de esgoto passa entre as vielas da comunidade, segundo denúncias repercutidas nas redes sociais.
Comunidade Vila União. Foto: Reprodução

MA: Comunidade Vila União denuncia saneamento básico precário

Saneamento básico é tão precário que água de esgoto passa entre as vielas da comunidade, segundo denúncias repercutidas nas redes sociais.

Moradores da comunidade Vila União estão vivendo em péssimas condições de saneamento básico, segundo uma denúncia da ong Arte-Mojó publicada nas redes sociais. A comunidade é parte do município Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís.

Segundo as denúncias, a água que escorre pelas bielas da comunidade vem do desgotamento da Estação de Tratamento de Esgoto dos empreendimentos imobiliários locais, encarregados por habitações do Programa Minha Casa Minha Vida.

MA: Estudantes ocupam as ruas de São Luís na luta pelo Passe Livre – A Nova Democracia
Esse é o primeiro ato de maior escala realizado por ativistas da Frente pelo Passe Livre, que planeja outras mobilizações.
anovademocracia.com.br

O vídeo de caráter documental reproduz o relato de moradores, que denunciam a falta do saneamento básico mínimo: esgoto a céu aberto, ausência de tratamento de água e diversas doenças de pele causadas pelo contato com os dejetos.

“De que servem leis se não são usadas? Por que não serviu de nada. Estamos em um local em que a gente vê que tem esgoto a céu aberto, prejudicando famílias, o rio, a maré, o mangue e as pessoas que vivem da pesca. O povo merece mais!”, declarou Eliane Pereira, representante da comunidade Vila União.

As famílias exigem que a Lei nº 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento, seja cumprida imediatamente para assegurar a dignidade das famílias que habitam a região. 

Combo – 2 Bonés LCP – Loja do AND – Editora Aimberê
1 Boné de tactel vermelho estampado com o logo da Liga dos Camponeses Pobres e 1 boné de tactel bege estampado com a sigla da Ligas dos Camponeses Pobres Inf…
lojadoand.com.br
Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: