Moradores da comunidade Vila União estão vivendo em péssimas condições de saneamento básico, segundo uma denúncia da ong Arte-Mojó publicada nas redes sociais. A comunidade é parte do município Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís.
Segundo as denúncias, a água que escorre pelas bielas da comunidade vem do desgotamento da Estação de Tratamento de Esgoto dos empreendimentos imobiliários locais, encarregados por habitações do Programa Minha Casa Minha Vida.
O vídeo de caráter documental reproduz o relato de moradores, que denunciam a falta do saneamento básico mínimo: esgoto a céu aberto, ausência de tratamento de água e diversas doenças de pele causadas pelo contato com os dejetos.
“De que servem leis se não são usadas? Por que não serviu de nada. Estamos em um local em que a gente vê que tem esgoto a céu aberto, prejudicando famílias, o rio, a maré, o mangue e as pessoas que vivem da pesca. O povo merece mais!”, declarou Eliane Pereira, representante da comunidade Vila União.
As famílias exigem que a Lei nº 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento, seja cumprida imediatamente para assegurar a dignidade das famílias que habitam a região.