Em uma vitória retumbante contra a censura imposta pelo monopólio norte-americano Google/Youtube, o jornal A Nova Democracia reestabeleceu o seu canal na plataforma de vídeos, com um acervo de mais de 10 anos de reportagens e coberturas exclusivas das lutas populares do povo brasileiro. A vitória foi resultado direto da massiva campanha de solidariedade ao jornal, que mobilizou operários, camponeses, intelectuais, jornalistas, juristas e ativistas de diversas causas, particularmente do movimento pró-Palestina, e do contundente apoio jurídico pela liberdade de imprensa do escritório Flora, Matheus e Mangabeira Sociedade de Advogados (FMMSA).
O canal já está no ar e pode ser acessado pelos mais de 70 mil inscritos. O AND está resolvendo os últimos trâmites necessários para ter acesso interno ao canal e conseguir retomar os programas ao vivo nesse meio. Atualmente, os programas estão sendo transmitidos no canal TV AND.
O processo foi movido como resposta à censura que o YouTube aplicou ao canal de AND por conta de nossa corajosa e intrépida cobertura jornalística da guerra de libertação nacional do povo palestino, particularmente desde o dia 7 de outubro de 2023. O AND foi o primeiro jornal popular brasileiro a lançar um programa no YouTube inteiramente dedicado à cobertura da luta de Resistência Nacional e à denúncia do genocídio do povo palestino. Você pode relembrar os detalhes do caso e conhecer o histórico do canal de AND nesta matéria.
Em fevereiro, o AND conseguiu uma liminar favorável em caráter de urgência que forçou o YouTube a conceder acesso total ao material jornalístico armazenado no canal de AND. A plataforma de vídeos recebeu o aviso e entrou em contato imediato com o jornal para reverter a censura imposta.
A retumbante vitória de AND ocorreu sem que nossa tribuna reduzisse o nível do comprometimento com a cobertura jornalística da guerra de libertação nacional do povo palestino. Nos dias imediatamente após a denúncia, o AND iniciou uma poderosa campanha de solidariedade e transmitiu o programa Plantão Palestina pelo Instagram e pela Twitch e seguiu com a publicação de dezenas de notas sobre a Palestina em seu portal online. Hoje, o AND conta com uma página no Instagram dedicada exclusivamente à cobertura da guerra na Palestina.
A cobertura jornalística comprometida com as lutas do povo brasileiro e das massas populares de todo o mundo também foi mantida. Em fevereiro, o AND criou o canal TV AND e reiniciou a transmissão do programa A Propósito, com análises da situação política nacional e internacional a partir do ponto de vista das massas populares.
Graças à vitória conquistada por AND, pelos advogados do escritório FMMSA e pelo enorme contingente de amantes das liberdades democráticas que cerraram fileiras com a imprensa popular e democrática, a nossa tribuna estará em breve reestabelecendo a cobertura jornalística em seu canal original.
Mais uma vez, o jornal A Nova Democracia saúda os advogados da FMMSA e todos os ativistas, organizações e entidades que participaram da campanha de solidariedade de AND. O AND também exorta a todos para que sigam mobilizados em defesa da imprensa popular e democrática.
O AND seguirá atualizando seus leitores, espectadores, apoiadores, amigos e amigas sobre a vitória da imprensa popular e democrática.