RJ: AND fará cinedebate no dia 18/04 com o filme Osvaldão

O evento terá início às 19h e será sediado na Redação do jornal A Nova Democracia, na Avenida Rio Branco, 257, centro do Rio de Janeiro, sala 1308 (13° andar).

RJ: AND fará cinedebate no dia 18/04 com o filme Osvaldão

O evento terá início às 19h e será sediado na Redação do jornal A Nova Democracia, na Avenida Rio Branco, 257, centro do Rio de Janeiro, sala 1308 (13° andar).
Print Friendly, PDF & Email

A Redação de AND fará no dia 18 de abril um cinedebate com o filme-documentário Osvaldão, histórico guerrilheiro e comandante da Guerrilha do Araguaia. O evento terá início às 19h e será sediado na Redação do jornal A Nova Democracia, na Avenida Rio Branco, 257, centro do Rio de Janeiro, sala 1308 (13° andar).

Lançado em 2015, o documentário é dos diretores Vandré Fernandes, André Michiles, Fábio Bardella e Ana Petta, e conta a história de Osvaldão desde os tempos de juventude. O filme retrata como, desde aquela época, o jovem Osvaldo já participava de atividades políticas. Como ativista do movimento estudantil, realizou uma ação de sabotagem contra um ônibus após o atropelamento de um estudante do Colégio Pedro II. O filme conta a vida do militante comunista até a ida para a guerrilha, atravessando ainda momentos como a ida de Osvaldão para a União Soviética.

Segundo a sinopse do documentário: “Osvaldo Orlando da Costa ou Osvaldão foi um guerrilheiro marxista brasileiro e um dos principais integrantes da Guerrilha do Araguaia, ocorrida na região Norte do Brasil na década de 1970. Vindo de uma família de ex-escravos, ele virou herói entre o povo local, por conta de sua coragem e generosidade. O filme conta a trajetória onde um jovem campeão carioca de boxe na década de 1950, que se transformou em um dos principais guerrilheiros do país.”

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: