Maranhão

PB: Famílias são despejadas e tem suas casas e produção destruídas em João Pessoa

Na manhã do dia 23 de novembro, famílias do assentamento Margarida Maria Alves, na Praia do Sol, em João Pessoa, foram despejadas em uma operação da Polícia Militar (PM). Durante a ação, os camponeses tiveram suas casas demolidas e a produção destruída.
No dia 16 de novembro, camponeses ocuparam um trecho da BR-316 e bloquearam a rodovia MA-206 na região do Gurupi, município de Junco do Maranhão. A manifestação teve início pela manhã e terminou no fim da tarde.
A emboscada e as investigações que a sucederam revelaram que dez policiais pagos por um latifundiário compunham o grupo. Um PM foi morto em decorrência da emboscada e acabou carbonizado.
Após um mês de combativa ocupação da reitoria da UFMA, estudantes independentes conquistaram todas as suas demandas
No dia 27 de outubro, o líder quilombola José Alberto Moreno, mais conhecido como Doka, foi assassinato a tiros por dois homens na porta de sua casa, em uma ação de modus operandi típicos da pistolagem a serviço do latifúndio.
Estudantes da ocupação da reitoria na UFMA realizaram um ato político de denúncia contra a tentativa de reintegração de posse contra a reitoria.
Reitor da UFMA exigiu reintegração de posse contra estudantes, que ocupam reitoria por melhores condições na universidade. Policiais federais armados já haviam sido enviados à ocupação na semana passada.
A ocupação do prédio da reitoria da UFMA chega ao seu sétimo dia, demonstrando alto nível de combatividade e disciplina dos ocupantes, ademais do amplo apoio em defesa da ocupação e das demandas levantadas.
No dia 28/09 ocorreu, em São Luís, o lançamento do livro Junho Febril, do escritor, professor e ativista Igor Mendes. O evento, promovido pelo Comitê de Apoio ao AND – São Luís e contou com cerca de 80 pessoas.
Estudantes da UFMA, em São Luís, iniciaram a ocupação do prédio da reitoria da universidade na noite do dia 30/09. O Comitê de Apoio ao AND – São Luís esteve presente na ocupação e entrevistou um estudante ativista do Coletivo Estudantil Filhos do Povo.