são paulo

SP: Apesar de transportar menos passageiros, linhas privatizadas do metrô recebem a maior parte dos repasses do Bilhete Único

As linhas que foram privatizadas, apesar de atenderem menor quantidade de passageiros em relação às linhas públicas, abocanham até quatro vezes mais da verba repassada pelo Bilhete Único, principal fonte de receita tarifária.
Os operários da montadora imperialista General Motors conquistaram no dia 8 de novembro a readmissão de 1.244 operários demitidos no dia 27 de outubro. Após 17 dias de greve a montadora se curvou a poderosa força dos trabalhadores que mobilizou 12 mil operários em 3 fábricas nas cidades São Caetano do Sul, São José dos Campos e Mogi das Cruzes.
Segundo relatório divulgado pela Secretária de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), no último dia 25 de outubro, a Polícia Militar de São Paulo matou 106 pessoas no último trimestre deste ano. Se comparado com o mesmo período de 2022, o número aumentou em 86%.
No dia 7 de novembro moradores bloquearam a Avenida Giovanni Gronchi ateando fogo em uma barricada em protesto contra o apagão e a demora em religar o fornecimento de energia pela concessionária Enel. Mesmo após 4 dias após o último temporal, ainda há casas sem energia elétrica. Durante o protesto, a PM tentou reprimir a manifestação e um policial foi baleado na perna.
Na manhã do dia 05/11 o jovem Matias Menezes Caviquiole, 24 anos, foi assassinado durante uma abordagem. O policial militar Dernival Santos Silva atingiu o jovem com uma bala no peito, no momento em que o jovem já estava rendido com as mãos ao alto no momento em que o PM disparou.
Após os temporais que ocorreram no dia 3 de novembro, 2,5 milhões de pessoas sem energia. Ao menos 84 escolas das 308 que aplicaram a prova do Enem no domingo ficaram sem luz devido à queda de árvores e danos causados às redes de distribuição de energia.
Cerca de 11 mil trabalhadores deflagraram greve em São Paulo após a demissão de 200 trabalhadores foram demitidos. Até agora, 1,1 operários já foram demitidos em menos de uma semana.
Uma manifestação em solidariedade ao povo palestino e em repúdio aos crimes de Israel reuniu mais de 2 mil pessoas no dia 22 de outubro, pleno domingo, nas ruas da cidade de São Paulo.
Um ataque a tiros dentro da Escola Estadual Sapopemba, zona leste de São Paulo, deixou três alunos feridos e uma estudante morta na manhã do dia  23 de outubro.
O governo de São Paulo deve realizar cortes bilionários em áreas essenciais e programas assistencialistas no ano de 2024, enquanto busca aumentar a verba de pastas como a Casa Civil e Negócios Internacionais.