Rio Grande do Sul

RS: Demissões na INMET deixaram apenas dois meteorologistas a serviço do Rio Grande do Sul

O INMET demitiu 50% dos funcionários no dia 14 de junho, sabotando completamente o funcionamento dos serviços meteorológicos estaduais. No Rio Grande do Sul, há apenas dois meteorologistas, no Rio de Janeiro, não há nenhum.
Mais de cem famílias foram despejadas após a Brigada Militar (BM) invadir um prédio ocupado no centro histórico de Porto Alegre.
No dia 12 de junho, moradores de São Leopoldo organizados pelo Comitê de Apoio e Solidariedade Popular Gaúcho aos Atingidos pelas Enchentes saíram às ruas para cobrar ação dos órgãos do velho Estado diante das enchentes.
Pessoas em luta pela moradia ocuparam um prédio no centro de Porto Alegre, desafiando os recentes ataques do Estado contra a luta pela moradia e pela terra
Policiais Militares espancaram quatro pessoas em Panambi, no norte do estado, após abordarem o grupo, que estava comemorando uma festa de aniversário em um posto de gasolina.
No dia 4 de junho, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul aprovou o projeto de lei PL 154/2023, apresentado pelo deputado ultra reacionário Gustavo Victorino (Republicanos) que prevê “sanções administrativas e restrições aplicadas aos ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas”
Policiais militares de diferentes estados do Brasil desataram uma onda de invasões e violência contra os moradores do condomínio Princesa Isabel, em Porto Alegre
Buscando desmobilizar a greve dos docents federais, o governo federal anunciou a assinatura de um acordo com a entidade sindical PROIFES
No dia 17 de maio, policiais militares da Brigada Militar invadiram o condomínio Princesa Isabel, localizado em Porto Alegre. Moradores denunciam que os policiais provocando pânico nos residentes.
No dia 24 de Maio, mais de 50 famílias, totalizando cerca de 130 pessoas, ocuparam um prédio vazio no Centro Histórico de Porto Alegre. Os ocupantes são todos vítimas das enchentes, oriundos principalmente da zona norte da cidade.