Pernambuco

Greve Nacional da Educação inicia e se choca com governo de Luiz Inácio

Servidores da rede federal de ensino iniciam hoje, 15 de abril, uma greve nacional que mobiliza mais de 70 universidades federais e 300 instituições federais.
As ocupações ocorreram no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Ceará e Pará, mas outras mobilizações também foram realizadas em Santa Catarina. Ao todo, mais de 9 mil famílias foram mobilizadas. 
As chuvas do fim do verão é um fenômeno da natureza que acontece todos os anos e em grande volume. Se houvesse interesse das instituições responsáveis em preservar a vida do povo, situações como essa não aconteceriam.
A participação do Movimento Ventania na assembleia demarcou uma posição dos estudantes consequentes que foram aplaudidos pelos professores e técnicos do instituto.
A formação ocorrerá às 13 horas, na sala 03 do primeiro andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovaram, neste dia 27/03, indicativo de greve em resposta ao corte reacionário de verbas para a educação pública promovido por Luiz Inácio e à falta de reajuste salarial para a categoria, apesar dos esforços da diretoria de impedi-la. A decisão foi feita 2 semanas após o início da greve nacional dos servidores técnico-administrativos.
Mulheres camponesas da Zona da Mata Sul de Pernambuco realizaram uma plenária para celebrar o Dia Internacional da Mulher Proletária e discutir sobre a participação das mulheres na luta pela terra.
Cerca de 100 posseiros de diferentes comunidades de Jaqueira (PE), organizados pela LCP, retomaram suas fontes d'água que haviam sido cercadas por uma empresa latifundiária.
Apesar de promovido com o discurso de "desenvolvimento" do IME e da universidade, o projeto serve para o aprofundamento da atuação do Exército reacionário na universidade.
No dia 8 de março, as 12 horas, no auditório principal do IFPE, em Recife, o Movimento Ventania fará um cine-debate do filme Destacamento Vermelho de Mulheres para celebrar o Dia Internacional da Mulher Proletária.