Rondônia

Índios desconhecidos provocam surpresa

O grupo de indígenas foi visto pela primeira vez na floresta há pouco tempo, dezembro passado, e em seguida por dois trabalhadores que estavam construindo um curral perto do rio São Miguel. Os índios, todos homens adultos e portando “arcos e flechas bem grandes” estavam nus e tinham adornos na cintura.
Camponeses que ocuparam recentemente a fazenda Ipê, em Machadinho D’Oeste, região nordeste de Rondônia, denunciaram um ataque brutal ao acampamento, promovido por um bando de paramilitares e policiais da PF, no dia 07 de março de 2024.
O MPF considerou "duvidosas e contraditórias" as provas contra os quatro jovens camponeses de Rondônia, que participaram da tomada da Fazenda Santa Elina, palco da Batalha de Corumbiara, em 1995.
Os camponeses do Acampamento Élcio Machado conquistaram a suspensão de uma reintegração de posse marcada para o dia 29/01. A LCP afirmou que a reintegração foi uma "declaração de guerra" e que a suspensão foi resultado da "repercussão da intensa mobilização das massas camponesas".
Camponeses do acampamento Élcio Machado protestaram e acamparam em frente ao Fórum da Comarca de Ariquemes (RO) contra uma reintegração de posse marcada para o dia 29/01.
Com aval do judiciário, PM marcou operação de despejo no Acampamento Élcio Machado para o dia 29 de janeiro. 400 famílias posseiras vivem no território.
Na próxima terça-feira (amanhã), 14 de novembro diversas entidades de classe e ativistas estarão se reunindo para sair em marcha pelas ruas da capital rondoniense.
No próximo dia 14 de novembro diversas entidades e ativistas estarão se reunindo para sair em marcha pelas ruas de Porto Velho em defesa do povo palestino contra a agressão sionista.
O jornalista Mário Quevedo Neto está sendo perseguido pelo delegado e prefeito Flori, de Vilhena, Rondônia.