Bahia

BA: Manifestação em solidariedade à Palestina denuncia crimes do Estado de Israel

No dia 23 de novembro, um grupo de manifestantes protestou em frente ao Salvador Trade Center, na Avenida Tancredo Neves, em solidariedade à Resistência Nacional Palestina e em denúncia ao genocídio perpetrado contra o povo palestino pelo Estado sionista de Israel e pelo Estados Unidos.
Hoje, no Brasil, é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data, formalizada nacionalmente em 2003, traz à tona as enormes desigualdades, discriminação e o genocídio sofrido pelo povo preto e pobre no País, especialmente no estado mais negro do Brasil, a Bahia, e na sua cidade mais negra, a cidade de Salvador.
Reproduzimos abaixo uma importante reportagem de Caio de Freitas Paes, da Agência Pública, acerca de um caso de conivência do sistema judiciário com a grilagem de terras na zona rural de Correntina, Bahia.
No dia 13 de novembro, estudantes realizaram uma manifestação na Estação da Lapa contra o aumento da passagem de ônibus do transporte público em Salvador. O aumento foi aprovado no dia 10/11 pelo prefeito Bruno Reis (União), que anunciou o reajuste de R$ 4,90 para R$ 5,20.
Reproduzimos, abaixo, um importante Comunicado à Imprensa dos camponeses do Acampamento Mãe Bernadete. O acampamento trata-se de uma importantíssima luta camponesa travada na Bahia, na qual centenas de famílias, com apoio da Liga dos Camponeses Pobres, lutam pelas suas terras em disputa com a mineradora Calsete.
Reproduzimos uma importante reportagem da Repórter Brasil, parte da série de matérias "Faroeste Baiano", produzidas pela agência para repercutir e denunciar casos de pistolagem contra camponeses na Bahia.
Diante da entrada da viatura, os camponeses imediatamente foram pra cima dos policiais que, intimidados, foram embora com o rabo entre as pernas ouvindo ofensas como “vagabundos” e “pistoleiros trabalhando para o latifúndio”.
No dia 3/09, 44 famílias que ocupavam uma área da Gleba Roça do Povo, em Porto Seguro (BA) foram expulsas de suas terras durante uma ação de despejo promovida pela PM a mando do governo baiano.
O assassinato de Bernadete Pacífico, ocorrido no dia 17 na região metropolitana de Salvador (BA), reflete os riscos da demora no processo de titulação dos territórios tradicionalmente ocupados por essas comunidades, avaliam especialistas ouvidos pela Repórter Brasil.