Nordeste

MA: Terras camponesas são pulverizadas com agrotóxicos em Codó e Timbiras

Ações covardes do latifúndio afetaram plantações de camponeses, por meio da pulverização de agrotóxicos feitos por aviões e drones, com imagens capturadas em flagrante.
Servidores da rede federal de ensino iniciam hoje, 15 de abril, uma greve nacional que mobiliza mais de 70 universidades federais e 300 instituições federais.
As ocupações ocorreram no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Ceará e Pará, mas outras mobilizações também foram realizadas em Santa Catarina. Ao todo, mais de 9 mil famílias foram mobilizadas. 
As chuvas do fim do verão é um fenômeno da natureza que acontece todos os anos e em grande volume. Se houvesse interesse das instituições responsáveis em preservar a vida do povo, situações como essa não aconteceriam.
Após o Corte Popular pelos camponeses e seguidas derrotas do latifúndio, a empresa CALSETE INDÚSTRIA E COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA se desespera e contrata pistoleiros de “Faroeste Ltda” para atacar famílias do Acampamento Mãe Bernadete.
A participação do Movimento Ventania na assembleia demarcou uma posição dos estudantes consequentes que foram aplaudidos pelos professores e técnicos do instituto.
Acima de tudo, é necessário entender que, como a historiografia nos ensina e como se costuma dizer, o problema da falta d’água no Semiárido nordestino não é a seca, mas a cerca.
A formação ocorrerá às 13 horas, na sala 03 do primeiro andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O ex-governador da Bahia e hoje ministro da Casa Civil do governo, Rui Costa, é apontado como o responsável por dar aval para a compra de 300 respiradores superfaturado por R$ 160 mil cada. O caso é revelador da natureza corrupta do velho Estado brasileiro e também da gestão petista privatista na Bahia.
Camponeses tem sido alvos de ataques com cachorros pitbull e tentativas de incêndios criminosos.