Nordeste

PE: Estudantes ocupam Reitoria da UFPE contra sucateamento do Restaurante Universitário

Após ocuparem a reitoria no dia 23 de novembro, estudantes conseguiram a quebra de contrato do RU com a General Goods, empresa responsável pela intoxicação alimentar de mais de 1,3 mil estudantes.
Na manhã do dia 23 de novembro, famílias do assentamento Margarida Maria Alves, na Praia do Sol, em João Pessoa, foram despejadas em uma operação da Polícia Militar (PM). Durante a ação, os camponeses tiveram suas casas demolidas e a produção destruída.
No dia 16/11, uma comissão de 60 camponeses organizados pela LCP barrou uma nova tentativa de grilagem de suas terras em uma audiência do MP de Pernambuco
No dia 16 de novembro, camponeses ocuparam um trecho da BR-316 e bloquearam a rodovia MA-206 na região do Gurupi, município de Junco do Maranhão. A manifestação teve início pela manhã e terminou no fim da tarde.
No dia 23 de novembro, um grupo de manifestantes protestou em frente ao Salvador Trade Center, na Avenida Tancredo Neves, em solidariedade à Resistência Nacional Palestina e em denúncia ao genocídio perpetrado contra o povo palestino pelo Estado sionista de Israel e pelo Estados Unidos.
A emboscada e as investigações que a sucederam revelaram que dez policiais pagos por um latifundiário compunham o grupo. Um PM foi morto em decorrência da emboscada e acabou carbonizado.
Hoje, no Brasil, é celebrado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data, formalizada nacionalmente em 2003, traz à tona as enormes desigualdades, discriminação e o genocídio sofrido pelo povo preto e pobre no País, especialmente no estado mais negro do Brasil, a Bahia, e na sua cidade mais negra, a cidade de Salvador.
Comitê de Apoio de Recife realizou uma brigada de distribuição no centro de Recife, na Praça do Diário e Cais de Santa Rita.
Reproduzimos abaixo uma importante reportagem de Caio de Freitas Paes, da Agência Pública, acerca de um caso de conivência do sistema judiciário com a grilagem de terras na zona rural de Correntina, Bahia.
No dia 13 de novembro, estudantes realizaram uma manifestação na Estação da Lapa contra o aumento da passagem de ônibus do transporte público em Salvador. O aumento foi aprovado no dia 10/11 pelo prefeito Bruno Reis (União), que anunciou o reajuste de R$ 4,90 para R$ 5,20.