Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Movimento camponês no alvo de Arthur Lira

Com origens no coronelismo de Alagoas, hoje é o rei do corporativismo parlamentar: Arthur Lira é a expressão do atraso do País.
As ocupações ocorreram no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Ceará e Pará, mas outras mobilizações também foram realizadas em Santa Catarina. Ao todo, mais de 9 mil famílias foram mobilizadas. 
Camponeses ocuparam um pedágio contra o aumento de 29% na tarifa na BR-392 (RS). O protesto foi muito apoiado por caminhoneiros e demais motoristas que passaram pela manifestação.
Na noite do dia 9 de dezembro, um incêndio deixou nove pessoas mortas e diversos feridos no Acampamento Terra e Liberdade, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Parauapebas, Pará.
Acabou de se encerrar, nos últimos dias, na cidade de Ribeirão Preto/SP, a Agrishow, maior evento comercial de tecnologias voltadas para a agricultura do país e América Latina.
Em Pernambuco, cerca de 2,8 mil famílias (11.200 camponeses) ocuparam terras nas regiões Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e no Sertão.