Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Uma reportagem do jornal A Nova Democracia viajou até o acampamento Marilene Dantas para investigar a realidade em que os camponeses vivem. O acampamento foi erguido em 2014 quando os camponeses decidiram tomar parte das terras da Usina Maravilha dois anos depois que a empresa entrou em recuperação judicial por conta de uma dívida milionária em direitos trabalhistas. 
Com origens no coronelismo de Alagoas, hoje é o rei do corporativismo parlamentar: Arthur Lira é a expressão do atraso do País.
As ocupações ocorreram no Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Ceará e Pará, mas outras mobilizações também foram realizadas em Santa Catarina. Ao todo, mais de 9 mil famílias foram mobilizadas. 
Camponeses ocuparam um pedágio contra o aumento de 29% na tarifa na BR-392 (RS). O protesto foi muito apoiado por caminhoneiros e demais motoristas que passaram pela manifestação.
Na noite do dia 9 de dezembro, um incêndio deixou nove pessoas mortas e diversos feridos no Acampamento Terra e Liberdade, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Parauapebas, Pará.