Arthur Lira
É preciso polarizar, na disputa política e na consciência das massas, a verdadeira contradição principal na esfera política: a luta revolucionária pela terra, por um lado, e os grupos paramilitares armados pelo latifúndio e pelo bolsonarismo
Houve ausências mesmo por parte da própria equipe governamental. As massas populares foram a ausência mais notável e importante no ato. Os setores mais ativos e conscientes das massas têm combatido as hordas de extrema-direita em outras frentes, como no campo.
Presidentes do Senado e Câmara dos Deputados não vão participar, bem como seus mais cotados sucessores. Galinhas verdes vão fazer programa ao vivo de oito horas.
A guerra camponesa, que até aqui tem sido por defender e conquistar as terras, tende a tomar novas e maiores proporções, apontando à conquista de um Novo Brasil. Neste cenário, agudizar-se-á ainda a contradição no seio da reação, de como sair de sua crise geral de decomposição de sua economia semicolonial-semifeudal com reflexos profundos no sistema político e no espírito da sociedade
Esquema de 17 líderes partidários atropelou decisões do STF e indicou o envio de R$ 5,4 bilhões em emendas sem transparência. Segundo integrante do PT que participou do esquema, governo sabia de "tudo".
Governo pagou emendas para aprovar pacote de corte de gastos que afeta salário mínimo e benefícios como BPC. Parlamentares como Damares Alves, Ciro Nogueira e Hamilton Mourão estão entre os mais beneficiados.
O ministro Flávio Dino havia bloqueado o repasse das emendas pix. Parlamentares pressionaram Luiz Inácio a agir dizendo que não aprovariam o pacote fiscal de Haddad sem as emendas parlamentares.
governo promete pagar emendas
Ciro Nogueira disse que tem certeza da "inocência de Bolsonaro". Para Freitas, "há uma narrativa disseminada contra o presidente Bolsonaro que carece de provas". Freitas é favorito para concorrer à Presidência em 2026 como substituto de Bolsonaro.
Em entrevista à Folha de SP, Bolsonaro disse que vitória de Trump é "importante passo" e traçou planos para 2026, sugerindo Temer como vice. Outros bolsonaristas se pronunciaram no mesmo sentido.
bolsonarista