Sul

Em uma semana, quatro trabalhadores morrem soterrados em silos de soja no Sul

Duas mortes ocorreram em Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina, no dia 08/04 e duas em Mato Queimado, no Noroeste do Rio Grande do Sul, no dia 15/04.
A trabalhadora foi assassinada ao tentar proteger o irmão, que foi arbitrariamente abordado pelos PMs durante uma festa de aniversário.
Os brigadistas passaram de casa em casa, apresentando o jornal e sua linha editorial, assim como vendendo a nova edição, atividade que foi muito bem recebida na manhã daquele feriado. 
Servidores da rede federal de ensino iniciam hoje, 15 de abril, uma greve nacional que mobiliza mais de 70 universidades federais e 300 instituições federais.
Por conta do elevado grau de descredibilidade das instituições políticas brasileiras, as classes dominantes reacionárias ainda têm interesse em manter a imagem da luta contra a corrupção atrelada à Sérgio Moro – ainda que seja cassado no TSE.
Desde o dia 1° de abril, policiais têm realizado uma incursão violenta e sem mandado judicial na ocupação Nova Esperança. Moradores denunciam que os militares invadiram as casas e promoveram terror na noite. A ocupação, se localiza em Campo Magro, Região Metropolitana de Curitiba.
Mesmo com a propriedade já estando nas mãos do Instituto Nacional para Colonização e Reforma Agrária (Incra), os latifundiários da região cercaram o acampamento camponês com a falsa alegação de que a propriedade era sua.
Ativistas têm reforçado a importância do evento frente às ameaças de sionistas da UFSC contra profissionais da universidade por conta do apoio da EduUFSC ao lançamento do livro.
Três acadêmicos das áreas de Arqueologia, Antropologia e Etnologia de universidades federais do sul-sudeste acabam de desvendar o mistério da verdadeira autoria de um curioso conjunto de mini-esculturas em cera de abelha guardadas há mais de 80 anos no MUPA, em Curitiba.
No dia 11/03, após o atraso do pagamento do salário, trabalhadores do HPSP, que fica no bairro Partenon, em Porto Alegre, quebraram o relógio ponto eletrônico da instituição em forma de protesto.