Pará

PA: Servidores da Unifesspa paralisam em jornada nacional de lutas 

Os dias 7 e 8 de novembro ficaram marcados por uma jornada de lutas dos funcionários públicos contra o governo federal. As servidoras exigiram respostas às reivindicações feitas numa suposta mesa de negociação aberta com os representantes governamentais.  
Na madrugada de 20 de novembro, data em que se comemora a luta do povo preto no Brasil, mais de mil famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Pará ocuparam as fazendas Santa Maria e Três Marias. Essas áreas estão situadas no município de Parauapebas, sudeste do Pará, região de grandes conflitos agrários operados pela grilagem e a grande mineração. 
Camponeses de diversas organizações de Canaã dos Carajás reuniram-se em assembleia no dia 11 de novembro para denunciar os crimes da mineradora Vale e discutir os rumos da luta.
No dia 14 de outubro, a liderança Indígena Tymbektodem Arara, da Terra Indígena (TI) Cachoeira Seca, foi encontrado morto boiando em um rio próximo à TI, no Pará. O líder havia denunciado na Organização das Nações Unidas (ONU), 16 dias antes, a invasão de suas terras e ameaças de morte sofridas por grileiros da região.
No dia 27 de setembro, o documentário Elizabeth foi lançado no auditório do campus 1 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), em Marabá.
O governo de Luiz Inácio tem ignorado há 6 meses a crise sanitária instaurada na TI Munduruku, no PA, segundo o MPF. Apesar do grave quadro de contaminação dos indígenas por mercúrio, o governo não tem realizado ações de monitoramento, testagem ou acompanhamento dos indígenas. 
Na madrugada do dia 14/07, centenas de famílias de camponeses sem terra, em Canaã dos Carajás, Pará, ocuparam uma área de interesse da empresa Vale S/A, dentre as inúmeras que ela vem se apropriando desde o ano de 2000, no Projeto de Assentamento Carajás II e III. 
Um tenente-coronel do Exército reacionário está sendo investigado por vazar informações sobre operações policiais a grandes garimpeiros na região do Japurá, no Norte do Amazonas, próximo à divisa com a Colômbia.
Garimpo na região amazônica. Foto: Chico Batata