Sudeste
Foi realizada uma entrevista com o vice-diretor da escola estadual dr lucas monteiro depois do anúncio do fechamento da escola devido a imposição do EMTI e assim gerando um alto número de evasão escolar.
Havia mais mulheres que homens. Ficamos sabendo mais tarde que eles enviaram as mulheres para dar uma conferida, saber se realmente iria acontecer, se valeria a pena. Talvez confiassem no poder de julgamento que nós, as mulheres, temos, mais do que eles o têm. O líder maior convocou todos, nos juntamos em torno dele e após sua fala as perguntas pipocaram. Havia uma atmosfera de júbilo, de conquista, de atrevimento, de ousadia, um ato de coragem. E um forte sentido de unidade que um mutirão traz.
As 138 famílias camponesas tomaram o latifúndio pela 13º vez seguida desde 1995, em resposta à demora do Estado em entregar as terras aos camponeses organizados.
Uma das vítimas foi assassinada covardemente dentro de sua própria casa. Movimentos sociais que atuam no território do Bem estavam realizando uma reunião no dia 10 de setembro para pensar estratégias de denúncias contra a ação criminosa e genocida da PM, e informaram que ações desse tipo já foram levadas tanto ao ministério público quanto à defensoria pública, ambos os órgãos foram notificados sobre as operações de extermínio na sessão no território do bem.
Marcelo Lajes é policial militar reformado e está concorrendo mais uma vez à vaga na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. Em 2020, foi candidato à prefeitura de Nova Iguaçu onde se apresentava como o “candidato do General Mourão” e se dizia ser o único candidato bolsonarista que teria o perfil de Jair Bolsonaro.
Os feirantes do Complexo ficaram entusiasmados com as notícias da luta camponesa no País. Muitos se interessaram pelo combate ao latifúndio e contaram moedas para comprar edições ou fazer edições extras como forma de apoio.