Conheça os Convidados do Ato Político ‘Nem esquecer, nem apaziguar: condenar o golpe militar ontem e hoje’

O Ato Político promovido pelo jornal AND e marcado para o dia 25/04 no Rio de Janeiro, contará com personalidades comprometidas com os ideais democráticos e de resistência ao golpismo.

Conheça os Convidados do Ato Político ‘Nem esquecer, nem apaziguar: condenar o golpe militar ontem e hoje’

O Ato Político promovido pelo jornal AND e marcado para o dia 25/04 no Rio de Janeiro, contará com personalidades comprometidas com os ideais democráticos e de resistência ao golpismo.
Print Friendly, PDF & Email

O Ato Político, promovido pelo jornal A Nova Democracia e marcado para o dia 25 de abril no Rio de Janeiro, contará com personalidades comprometidas com os ideais democráticos e de resistência ao golpismo. Reunindo intelectuais progressistas, jornalistas  e representantes de movimentos sociais, o evento será espaço de discussão e rechaço ao golpismo, quer seja aquele consumado em 1964, quer seja este que, agora, granjeia livremente na caserna e na sociedade; assim como demarcar com a conciliação e o apaziguamento que apenas alimentam os golpistas..

Entre os convidados, teremos intelectuais democráticos como Vladimir Safatle, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e João Carvalho, historiador pela UFMG, que contribuirão com sua análise histórica sobre os eventos que marcaram o regime militar no Brasil e o golpismo hoje.

O evento contará também com a presença de jornalistas comprometidos com o jornalismo democrático, como Ana Paula Goulart Ribeiro, professora da Escola de Comunicação da UFRJ; Tatiana Merlino, fundadora da Agência Pública e da Ponte Jornalismo, e Pedro Marin, jornalista e Editor-chefe da Revista Opera, que trarão suas experiências e perspectivas para o debate.

Outro ponto alto do evento será a participação de ativistas e militantes que lutam pela punição em relação aos crimes cometidos durante o regime militar. Como Sônia Haas, ativista progressista e irmã de um desaparecido político no Araguaia, e Leo Alves, neto de militante revolucionário morto pelo regime.

Personalidades e movimentos democráticos como Siro Darlan, membro da Associação Juízes pela Democracia (AJD), do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) e do Conselho Editorial do AND; os grupos Tortura Nunca Mais e Mães de manguinhos, assim como o Sindicato dos Trabalhadores da Construção de BH – STIC – BH e a Liga dos Camponeses Pobres (LCP) terão papel crucial no Ato Político, que exigirá a reinstalação da  Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos pelo governo de turno, por se tratar de uma demanda sentida dos familiares e de importância sem igual para trazer ao debate político nacional os horrores fascistas do regime militar. 

Na apresentação cultural, estará Vino Fragoso, que é ator, diretor, produtor cultural e Cenógrafo, que interpretará um trecho do livro ‘Resistir é Preciso’ de Alípio de Freitas.

Por fim, o evento marcará o lançamento da nova edição do livro Resistir é Preciso, escrito por Alípio de Freitas, um dos grandes nomes da resistência contra o regime militar e pelos direitos do povo no país. Sua obra, que será apresentada durante o evento, representa um importante registro histórico e uma inspiração para as futuras gerações na luta contra o golpismo e na defesa dos direitos do povo.

Esteja presente neste encontro que ocorrerá no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais – IFCS/UFRJ (Largo São Francisco de Paula, 1 – Centro, Rio de Janeiro), às 17h30.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: