Luta contra a mineração avança com ações de sabotagem no Peru

No último ataque, de 5 de abril, um alto funcionário da empresa foi morto e outros dois ficaram feridos. Ao todo, 16 torres foram dinamitadas.

Luta contra a mineração avança com ações de sabotagem no Peru

No último ataque, de 5 de abril, um alto funcionário da empresa foi morto e outros dois ficaram feridos. Ao todo, 16 torres foram dinamitadas.
Print Friendly, PDF & Email

*Com base na matéria de Arauto Vermelho

No dia 5 de abril, pequenos garimpeiros advindos do campesinato pobre realizaram uma ação de sabotagem contra a mineradosa Poderosa, destruindo com dinamites duas torres de eletricidade, em Pataz, departamento de La Libertad, Norte do Peru. Essas ações estão ocorrendo desde o ano passado, e ao todo foram cerca de 16 torres de eletricidade dinamitadas. 

A mineradora Poderosa é uma empresa com 49% nas mãos do capital imperialista e 51% das ações estão nas mãos dos seus lacaios. Entre elas estão empresas como South America Mining ou Xelor Shipping Limited. A disputa se dá pela posse das terras.

Mineradora Poderosa foi alvo de ações. Foto: Reprodução

No último ataque, de 5 de abril, um alto funcionário da empresa foi morto e outros dois ficaram feridos. Segundo o portal Arauto Vermelho (Red Herald), “parece que estes grupos armados de mineiros se organizaram em muitas partes do Peru”. Após o ataque, uma parte da usina perdeu energia. Num outro ataque contra esta mesma empresa, em dezembro de 2023, outras nove pessoas foram mortas e outras 13 ficaram feridas, acusadas de serem mercenárias da mineradora estatal.

O departamento de La Libertad está sob estado de emergência devido à luta dos pequenos garimpeiros. Atualmente a província tem várias centenas de policiais e militares destacados. Desde então, a polícia aumentou a sua guerra contra o povo, tendo destruído um total de 27 “operações mineiras ilegais” entre 11 e 29 de março deste ano. Foi o velho Estado que declarou esta mineração ilegal e foram as empresas mineiras que roubaram as minas do povo em favor do imperialismo e do capitalismo burocrático.

Segundo o portal de notícias Arauto Vermelho, “a luta dos trabalhadores mineiros é de especial importância devido ao desenvolvimento e às experiências da revolução peruana: atacar as empresas mineiras é atacar diretamente o velho Estado peruano porque é uma atividade econômica estatal e consequentemente a própria ação armada contrarrevolucionária é enfraquecida”. 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: