Um vibrante ato político realizado no último dia 05/05 marcou a passagem dos 25 anos da heroica batalha que sacudiu Betim e repercutiu por todo o país e pelo mundo. Os representantes dos movimentos que organizaram a ocupação MCP – Movimento das Comunidades Populares (à época MCL – Movimento das Comissões de Luta) e o LPM – Luta Popular pela Moradia resgataram a combativa história da ocupação que culminou na conquista de 200 casas na região metropolitana de BH.
Sesnando Alves de Brito, dirigente da Liga Operária e um dos idealizadores da ocupação, falecido em 2009, foi homenageado por meio do “batismo” da praça da comunidade com seu nome. A viúva e um dos filhos de Sesnando estiveram presentes. Foram exibidos vídeos com imagens da resistência das famílias no período do acampamento e sobre a trajetória política de Sesnando.
Os moradores, movimentos, entidades e apoiadores presentes prestaram homenagens à memória de Elder e Erionídes, heróis do povo brasileiro assassinados durante a resistência das famílias à operação militar de reintegração de posse no dia 26 de abril de 1999 a mando do então prefeito Jésus Lima/PT.