Todo dia dezenas de “novas” músicas são lançadas pelas grandes gravadoras, cada vez mais idênticas e vazias. Em meio a essa barulheira homogênea que a tudo tenta silenciar, a arte popular luta por se impor. Sendo produzida pelo povo e para o povo, esta arte pode representar os interesses reais daqueles que lutam diariamente por uma vida justa e um futuro melhor, elevando seu próprio nível cultural, e não mais trazendo apenas variações irrelevantes na forma, como faz o monopólio cultural imperialista há décadas.
A banda Terravante busca se inserir nesta luta. Ela é composta por ativistas políticos e artistas independentes de Curitiba que combatem através da música a cultura das classes dominantes, realizando composições e arranjos que prezam por um conteúdo de classe, em favor das massas populares.
Paraná Vermelho, primeira gravação lançada pela banda, foi escrita por membros da Terravante em conjunto com outros estudantes, de diversas cidades do Paraná, que se dirigiam ao 38º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia, em 2018, em Alagoas.
Durante os dois dias de viagem, a letra foi escrita por alguns, enquanto outros pensavam na melodia, e ainda outros, no instrumental, sendo que quase todos os 30 estudantes presentes contribuíram para o resultado final. Desde esta primeira experiência, a banda manteve o hábito de aglutinar diversas outras pessoas, artistas experientes ou não, que se interessam pelos mesmos objetivos e queiram produzir arte, seja com a identidade visual ou com participações instrumentais.
A próxima música será lançada em breve, e se chama Flor de Corumbiara.
Para entrar em contato: [email protected]