DF: Povo Guajajara inaugura primeira escola indígena em Brasília

A construção foi feita pelos próprios indígenas e atenderá cerca de 40 famílias.
Inauguração da escola indígena da aldeia Teko Haw. Foto: Comitê de Apoio de Brasília - DF
Inauguração da escola indígena da aldeia Teko Haw. Foto: Comitê de Apoio de Brasília - DF

DF: Povo Guajajara inaugura primeira escola indígena em Brasília

A construção foi feita pelos próprios indígenas e atenderá cerca de 40 famílias.
Print Friendly, PDF & Email

No dia 19 de abril foi realizada a cerimônia de inauguração da escola da Aldeia Teko Haw, em Brasília. Construída pelos próprios indígenas, a escola é a primeira escola indígena do Distrito Federal (DF) e tem como objetivo principal o ensino e preservação da língua e dos costumes do povo Guajajara.

A nova construção atenderá cerca de 40 famílias que habitam a aldeia e contribuirá para melhorias nas condições de vida das crianças do local. Atualmente, essas crianças são atendidas na rede pública de ensino do DF e dependem do precário transporte escolar para chegar às escolas. No DF, é comum que os ônibus demorem longos períodos de tempo de para chegar nos pontos ou até mesmo deixem de passar, forçando os alunos a andarem vários kilômetros no trajeto para a escola ou de volta para a casa.

Com a escola construída, a nova luta é para seu reconhecimento: apesar de o Cacique da aldeia, Francisco Filho Guajajara, já ter solicitado à Secretaria de Educação do DF o reconhecimento oficial da escola indígena, para que lá possa ser ofertado o ensino regular, o órgão do velho Estado ainda não cumpriu a exigência.

Feita com as próprias mãos

A estrutura da escola foi construída com barro, bambu e madeira pelos próprios indígenas, que contaram também com doações de apoiadores para obtenção de materiais escolares e cadeiras. A construção é dividida em uma sala de aula e uma biblioteca. 

Leia também: DF: Povo indígena Guajajara constrói escola na aldeia Teko Haw, em Brasília

A escola representa ainda um avanço na luta indígena pela preservação de seus territórios. A Aldeia Teko Haw fica localizada na Região Administrativa do Plano Piloto, uma zona nobre que possui um dos metros quadrados mais caros do DF. Por isso, a Aldeia Teko Haw e as diversas outras comunidades indígenas da região enfrentam grande pressão do setor imobiliário brasiliense

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: