Mostra “Cinco convites a um levante” de Alex Frechette – no MAC Niterói

Alex Frechette / Foto: divulgação do evento

Mostra “Cinco convites a um levante” de Alex Frechette – no MAC Niterói

Até o próximo dia 16/06, o artista visual e doutorando em artes pela UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro Alex Frechette, entrevistado na edição 144 do AND, realiza a exposição Cinco convites a um levante, no MAC Niterói. “A exposição representa um apelo à mobilização através de cinco pinturas que registram protestos recentes ocorridos no Brasil, Chile e Argentina, experienciados pelo artista. Cada uma das cinco obras, apresentando dimensões de 5 metros por 1,60, caracterizadas por traços expressionistas, retratam manifestações populares: a falta de energia elétrica em Niterói, após períodos de chuva; o protesto na Cinelândia contra a tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023, em Brasília; uma demonstração de solidariedade à Palestina em Santiago do Chile, país reconhecido por abrigar a maior comunidade palestina fora do Oriente Médio; os apelos por justiça no centro do Rio de Janeiro após o assassinato de uma artista circense e cicloativista venezuelana; as agitações sociais na Argentina após as recentes mudanças econômicas e políticas. Cinco convites a um levante não se limita apenas a documentar artisticamente esses eventos ativistas recentes; também instiga os espectadores a uma reflexão crítica sobre os discursos políticos e sociais que emergem dessas manifestações, além de explorar as relações entre arte e ativismo. Entre mísseis, feminicídios, arbitrariedades, tentativas de golpe e cortes de energia elétrica, a exposição incita os espectadores a encararem o presente como um movimento em direção à coletividade, em busca de justiça e também de uma poética que inspirem a ação de um levante — um levante que vise a radical transformação do mundo”, divulga a assessoria do artista.

Endereço: Varanda no Museu de Arte Contemporânea de Niterói – Mirante da Boa Viagem, s/n°, Boa Viagem, Niterói/RJ

Ingressos: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada)

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: