RJ: Operação policial provoca revolta e manifestações em Manguinhos

Policiais invadiram a favela do Manguinhos às 7 horas do dia 18/01. O clima de terror imposto aos moradores gerou uma revolta contra a operação, e um protesto bloqueou a avenida Leopoldo Bulhões no mesmo dia.

RJ: Operação policial provoca revolta e manifestações em Manguinhos

Policiais invadiram a favela do Manguinhos às 7 horas do dia 18/01. O clima de terror imposto aos moradores gerou uma revolta contra a operação, e um protesto bloqueou a avenida Leopoldo Bulhões no mesmo dia.
Print Friendly, PDF & Email

Após mais de duas semanas ininterruptas de operações e cercos policiais na favela do Jacarezinho, responsáveis pela morte de dois moradores e ferimento de outros cinco, foi a vez da Polícia Militar (PM) do estado do Rio de Janeiro (PM), sob ordens do governador Cláudio Castro (PL-RJ), apontar seu aparato militar para os moradores das favelas de Manguinhos, Mandela e Arará, também na zona norte da capital fluminense, durante uma operação policial iniciada às 7 horas da manhã do dia 18 de janeiro e marcada pela restrição de direitos dos moradores. 

A operação foi anunciada com a entrada de um regimento da PM no momento que os trabalhadores saíam para o trabalho. Moradores foram abordados por PMs e passaram sob a mira de fuzis. Além da saída dos moradores para o trabalho, o horário de início da operação também é conhecido pela alta movimentação dos comércios, que começam a abrir, e pela presença de crianças nas ruas.

Os moradores se revoltaram contra a operação e os abusos. Através de barricadas na avebuda Leopoldo Bulhões, pneus incendiados e xingamentos contra a polícia, a população local desmascarou que o verdadeiro interesse da operação estava em amedrontar a comunidade durante um período em que os políticos e demais representantes do velho Estado são cobrados pelo povo carioca pelo descaso às fortes chuvas que, novamente, deixaram milhares de fluminenses e cariocas desalojados, além de 12 mortos. 

Frente ao rechaço das massas, a polícia procurou responder gritando, ameaçando e agredindo os manifestantes, que não se amedrontam e receberam forte apoio de moradores e da população de outros locais através das redes sociais..

A favela de Manguinhos, junto com o Complexo da Penha, estiveram entre as duas favelas cujos trabalhadores tiveram R$ 14 milhões de prejuízos causados por operações policiais, de acordo com uma pesquisa publicada pelo Cesec em 2023. Em média, os pequenos comerciantes locais perderam mais de 50% de faturamento. Dentre outros direitos violados pelas tropas policiais estão a restrição do direito de ir e vir, mesmo que para trabalhar, e o roubo de objetos pessoais por parte dos policiais, constantemente denunciados pelas massas.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: