Reproduzimos como dica cultural para nosso leitores a websérie “Na fila do SUS” , uma produção independente que está disponível na plataforma Bombozila. A série que conta inicialmente com seis episódios segundo seus produtores te como objetivo “debater a precarização do sistema público de saúde no Brasil, antes e durante a Pandemia de Covid-19 e em meio a questões estruturais”.
Segundo o comunicado de seus seus produtores a imprensa:
‘Na fila do SUS é uma websérie em formato original com seis episódios. A exibição acontece exclusivamente pela plataforma online Bombozila – responsável pela produção da série, e que disponibiliza gratuitamente mais de 500 documentários de quinze países sobre lutas sociais.
Gravada desde o ano passado, a produção independente foi produzida por meio de financiamento coletivo que ainda segue aberto aqui, com apoio do sindicato dos trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz e de profissionais de saúde da linha de frente em todo Brasil.
Dirigido pela profissional e pesquisadora em Saúde Pública Ellen Francisco e produzido pela Bombozila, a série retrata os ataques ao SUS em 3 diferentes perspectivas e estados, além do impacto da atual pandemia de Covid-19 nestes diferentes cenários. A Websérie “Na fila do Sus” terá os seguintes episódios com lançamento nas datas abaixo na plataforma Bombozila :
1º Episódio) O povo da rua – São Paulo – 13 de abril
2º Episódio) Povos indígenas – Brasília – 20 de abril
3º Episódio) Favela Nós por Nós – Rio de Janeiro – 27 de abril
4º Episódio) Covid-19 – 4 de maio – Brasil
5º Episódio) Sistema Único da Saúde – Brasília – 11 de maio
6º Episódio) Uberização da Vida – Rio de Janeiro – 18 de maio
Para a diretora, Ellen Francisco o momento reforça a necessidade explícita da defesa do SUS: “A atual situação da saúde evidenciada pela pandemia de Covid-19 soa como um recado urgente: é necessário promover o debate sobre o desmonte do SUS no Brasil. Em uma situação como a atual isso reforça que a população precisa tomar conhecimento sobre o impacto disso na vida delas”. Que pontua: “Em tempos onde a necessidade isolamento social é a melhor medida, o documentário de luta social é uma importante ferramenta para a defesa do direito à saúde porque estamos em um momento que faltam leitos, equipamentos, medicamentos, é um cenário extremamente complicado”.’
Foto: Banco de Dados AND