AM: Camponeses denunciam ligações entre Polícia Civil e latifúndio

Camponeses denunciam que a Polícia Civil do Acre está atuando junto com pistoleiros na tentativa de despejo de uma comunidade de Lábra, no Amazonas.
Camponeses denunciam que a Polícia Civil do Acre está atuando junto com pistoleiros na tentativa de despejo de uma comunidade de Lábra, no Amazonas. Foto: Reprodução

AM: Camponeses denunciam ligações entre Polícia Civil e latifúndio

Camponeses denunciam que a Polícia Civil do Acre está atuando junto com pistoleiros na tentativa de despejo de uma comunidade de Lábra, no Amazonas.

No dia 18 de dezembro, camponeses residentes da Comunidade Marielle Franco, localizada no Sul do Amazonas, na região de Lábrea, denunciaram novas incursões de pistoleiros e latifundiários na área que os camponeses vivem e trabalham, porém com uma novidade: agora, os grileiros estariam sendo escoltados por policiais civis à paisana, ligados a Polícia Civil do Acre.

Um dos camponeses que fez a denúncia à Revista Cenarium, filmou a incursão dos latifundiários escondido atrás de uma moita. No vídeo, o mesmo afirma: “A tarde inteira atirando, os fazendeiros e mais uns policiais (…) para intimidar as pessoas que estão quebrando castanhas em uma área que é devoluta da União e eles [os grileiros] querem ficar para eles”.

O camponês afirma ainda o seguinte: “A comunidade aqui, de nome Marielle Franco, é em homenagem a vereadora do Rio que foi morta pela milícia, a mesma milícia que existe em todo o canto. Lá no Rio é no tráfico, aqui é com os fazendeiros junto com os empresários, é pra eles que a polícia trabalha”, disse se referindo aos grupos paramilitares de pistoleiros.

A Comunidade em questão, que é palco de conflitos há décadas, já havia sido alvo de ataques mais intensos nas últimas semanas, onde os pistoleiros chegaram a disparar armas de fogo contra os camponeses em uma tentativa de expulsá-los da terra.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: