AM: Docentes constroem jornada de lutas por reajuste salarial

A categoria reafirma seu compromisso com um reajuste de 20% e promete massificar cada vez mais as mobilizações.

AM: Docentes constroem jornada de lutas por reajuste salarial

A categoria reafirma seu compromisso com um reajuste de 20% e promete massificar cada vez mais as mobilizações.
Print Friendly, PDF & Email

Dentre o fim do mês de março e início do mês de abril os professores e pedagogos de Manaus, dirigidos pela ASPROM Sindical, tem construído uma vitoriosa jornada de lutas contra a absurda proposta de reajuste salarial da Prefeitura de Manaus de míseros 1,25%. A categoria reafirma seu compromisso com um reajuste de 20% e promete massificar cada vez mais as mobilizações.

A proposta de 1,25% de reajuste apresentada pelo Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), foi amplamente rechaçada pela categoria, pois apresenta um ganho real de pouco mais de R$ 30,00. Em torpe manobra política, após sinalizar a possibilidade de uma reunião com a Semed para discutir a proposta, Almeida ganhou tempo para tentar enganar a categoria e submeter a proposta de 1,25% em regime de urgência à Câmara Municipal de Manaus.

Professores lutam por reajuste de 20%. Foto: Elyse Bentes/Radar Amazônico

A sede do legislativo municipal da capital já foi, por diversas vezes, palco das manifestações dos professores, onde a categoria impôs sua proposta de reajuste e rechaçou os vereadores comprometidos com o que eles classificaram de “uma proposta indecente”.

Para além da recusa de aceitar o pífio reajuste proposto, durante uma manifestação em frente à CMM, realizada no dia 01/04, os docentes cobraram também a abertura de uma CPI do FUNDEB, para investigar a falta de repasses da verba a categoria, assim como uma audiência pública para que se debata o projeto de privatização do plano de saúde dos servidores.

Em nota divulgada para a imprensa, a ASPROM Sindical reitera que irá manter o calendário de mobilização até que seja atingido seus objetivos e convoca a categoria a se engajar em uma nova jornada de lutas. Segue, na íntegra, a nota encaminhada.

ASPROMSINDICAL INFORMA E CONVOCA!

DATA-BASE DA SEMED 2024.

ATO PÚBLICO, FALA NA TRIBUNA DA CÂMARA E DELIBERAÇÃO DE NOVA  ASSEMBLEIA.

Na manhã desta segunda-feira, 01/04/24, o Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus ( único representante de Professores e pedagogos que trabalham em Manaus ) realizou Ato Público de Protesto contra a possível proposta de reajuste salarial dos professores por parte da Prefeitura, de apenas 1,25%.
No manifesto o Sindicato e a categoria tiveram a oportunidade de falar na Tribuna da Câmara de Vereadores e a Pedagoga Simone Tavares fez a fala, cobrando que os vereadores rejeitem o projeto de lei do Prefeito David Almeida, quando o mesmo for enviado para votação.
A categoria exige aumento real de salário, além do pagamento integral da reposição da inflação, sem parcelamento, agora em abril.
O AspromSindical também cobrou a aprovação imediata da Audiência Pública para discussão sobre o ManausMed e a criação da CPI do Fundeb.
O Sindicato informou que foi chamado para mesa de negociação em reunião que ocorrerá na próxima quarta-feira, 03/04/24 ( às 9:00h ), na sede da Semed, onde deve ser apresentada ao Sindicato a proposta oficial do Prefeito.
Diante disto, o AspromSindical já está convocando nova Assembleia Geral Extraordinária, na mesma quarta-feira, 03/04, às 18h, na zona norte de Manaus, no bairro Cidade Nova 2, no Espaço Manaain ( em frente ao Instituto Médico Legal- IML ), próximo ao Hospital Universitário Francisca Mendes.
Esperamos que todos os interessados se façam presentes e venham tomar a decisão  junto conosco.
Até lá!
A luta continua!

A DIRETORIA.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: