Combatentes do Novo Exército do Povo. Foto: Banco de Dados AND
Combatentes vermelhos do Comando Santos Binamera do Novo Exército do Povo (NEP) emboscaram uma unidade de 16 soldados reacionários do 49º Batalhão de Infantaria (BI) no vilarejo Bagacay, na cidade de Jovellar, estado de Albay, em 3 de outubro.
Ao total, sete soldados reacionários foram mortos na emboscada. Destes, quatro foram confirmados mortos imediatamente na ação armada. No dia seguinte, devido aos ferimentos, mais três soldados morreram. Não houve baixa entre as forças do NEP.
Desde setembro, o NEP em Albay lançou três ofensivas táticas nas quais nove soldados reacionários foram mortos e muitos ficaram feridos. “Isto é parte da luta pela justiça para centenas de vítimas albayanas, vítimas de violações dos direitos humanos e várias centenas de milhares de outras vítimas da dor diária da pobreza e da fome”, afirmou o porta-voz do NEP na região Ka Raymundo.
Segundo Ka Raymundo Buenfuerza, “apesar [das operações concentradas do inimigo], é exemplar que o Exército Vermelho continue a colher vitórias em Albay.”. O porta-voz também disse que o NEP está preparado para lançar mais e maiores ofensivas militares na região no futuro: “Todas as unidades do NEP em Albay e em toda a região continuam a melhorar no aumento de suas habilidades de guerrilha e no lançamento de ações ofensivas que atingem as fileiras do carrasco inimigo”, afirmou.