José Múcio

Povo gaúcho rechaça ineficácia do Exército nas ruas, mas José Múcio quer implementar GLO no Estado

Se fosse aprovada, a medida teria ignorado completamente o que o próprio povo gaúcho tem dito sobre o Exército na região. O povo do RS não precisa da ajuda dos militares reacionários. Precisa de formas mais elevadas de organização das massas, como Comitês de Solidariedade Popular
Uma operação aprovada pelo STF atingiu generais, Bolsonaro e políticos alinhados ao ex-presidente. Apesar de aparentar “combater o golpismo”, o que o STF busca é a punição àqueles que ultrapassaram o limite aceito pela direita liberal ali representada, garantindo o seu bolsão de poder.
Chama a atenção que o mandatário do País, eleito com a promessa de colocar os militares em seu devido lugar, tenha tanto apreço e compromisso com o ministro da Defesa que, de forma escancarada, é porta-voz das exigências dos milicos no governo
Em novembro de 2023, data mais recente disponível no Portal da Transparência, 2.760 militares da ativa ocupavam postos no governo federal. O número é de somente 6,4% menor do que a porcentagem em dezembro de 2022, no governo Bolsonaro.
Ministros deixam claro que, no 8 de janeiro, todos temiam os generais; resta saber se inação desde então é incoerência ou também manifestação desse temor.